Mancha de suor nas camisas é um dos problemas do dia-a-dia que mais incomodam os homens que gostam de estar sempre elegantes. Geralmente, as camisas mais claras são mais fáceis de ficarem manchadas, e retirá-las pode se tornar uma tarefa muito difícil.

A causa das manchas

Embora o suor seja incolor, as manchas geralmente são causadas pelos resíduos deixados na camisa depois que seca. Esses resíduos podem ser tanto do próprio suor (por sal, proteínas e óleos) ou causados pelo desodorante.

Pensando em auxiliar nossos clientes, selecionamos algumas dicas para evitar as manchas e, caso elas apareçam, tentar removê-las das camisas sociais.

Como evitar as manchas de suor

Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Práticas que diminuem contato do suor com as camisas são a melhor forma

  1. Escolha do desodorante
    Especialistas indicam que desodorantes AEROSOL são os que mais reduzem a transpiração nas axilas, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Também existem hoje desodorantes transparentes que não mancham as roupas. No entanto, é muito importante esperar que eles sequem antes de vestir a camisa.
  2. Lavar antes de passar novamente
    Também recomendamos que, após o uso, a camisa seja lavada (de preferência o mais rápido possível)  antes de passar com ferro.  O ferro quente passado sobre camisas já marcadas pelo suor podem agravar as manchas e torna-las muito difíceis de serem removidas.
  1. Usar uma camiseta por baixo da camisa
    Essa prática é recomendada principalmente para pessoas que querem conservar a camisa por mais tempo e evitar a famosa “pizza”, aquela indesejada marca de suor nas axilas. Na Premium Alfaiataria você encontra camisetas de algodão que são excelentes para utilizar por baixo da camisa social.
  1. Usar camisas com algodão de qualidade
    Camisas de maior qualidade, feitas com algodão, reduzem as chances de manchas, pois o suor seca mais rápido.

 

Minha camisa já manchou! Como remover a mancha?

Alguns produtos que você provavelmente tem em casa podem ser ótimos para auxiliar a remover as indesejadas manchas de suor na camisa social.

  1. Bicarbonato de Sódio
    Antes de lavar uma camisa manchada de suor, aplique no local uma mistura de bicarbonato com água, numa proporção de duas colheres do sal para 200ml de líquido, até que forme uma pasta e deixe agir por cerca de 20 minutos.
    Depois disso, lave a roupa e perceba que as marcas indesejadas sumiram ou reduziram bastante. Se não funcionar na primeira, repita a tentativa.
  1. Limão e Bicarbonato de Sódio
    Para aumentar o resultado, você pode utilizar limão em vez de água com o mesmo procedimento anterior. A pasta pode ser feita nas mesmas proporções.
  1. Vinagre Branco
    Coloque cerca de 1 colher de vinagre para cada copo de água morna e deixe a camisa de molho por uns 15 minutos. Depois disso, lave a peça normalmente.
  1. Álcool
    Misture a mesma quantidade de álcool e amoníaco — facilmente encontrados em farmácias ou em lojas de produtos de limpeza — e coloque sobre a área manchada. Essa mistura age rápido e você pode ver o resultado quase de imediato. Depois, enxague com muita água corrente.
  1. Sabão de Côco
    Para retirar manchas de suor, esfregue bastante a pedra de sabão na região que deseja limpar e, em seguida, enxágue com água corrente. Cuidado para não exagerar na força e estragar o tecido da sua camisa.
  1. Procure um especialista
    Se as dicas acima não funcionarem, procure uma lavanderia ou tinturaria especializada. Pode ser uma ótima forma de recuperar suas peças.