O terno geralmente é bastante formal e, por isso, muitas pessoas têm um certo receio de arriscar no visual. Por outro lado, outros acabam exagerando na formalidade, pendendo para algo muito monótono.

Mas será que é possível sair dos dois casos, entrando em um meio-termo funcional? A resposta é sim e nesse artigo te mostraremos como isso é possível ao falar sobre cada peça que é comumente combinada ao terno!

Escolhendo camisas

            A escolha da camisa é crucial, pois aqui uma opção errada é o que mais destoará no visual. A dica coringa é sempre ter uma camisa branca porque ela combina com todas as cores de ternos.

            Outras combinações comuns são o roxo ou lilás com ternos cinzas ou navais, além do cinza com suave com ternos pretos. Se você quiser trazer uma ideia um pouco diferente, experimente tons verde escuro.

Escolhendo gravatas

Existem muitos tecidos, cores e texturas de gravatas, o que pode tornar a escolha um pouco difícil. No entanto, algumas regrinhas básicas podem fazer com que esse trabalho seja muito mais fácil do que o imaginado.

A melhor dica aqui é lembrar que a gravata é algo complementar ao seu look e pode ser uma peça muito boa para trazer contrastes. Caso escolha essa opção, pense no padrão dominante do seu terno (relacionado a cores, texturas etc.) e opte por um contraste único.

 

Escolhendo lenços de bolso

            Os lenços de bolso também podem ser contrastantes, mas geralmente são peças que não têm essa função. Isso porque eles funcionam muito bem como um detalhe que “cola” todas as outras partes do visual.

            Pensando por esse lado, uma ótima maneira de escolher o lenço é pensar em cores primárias que combinem com a camisa escolhida. Enquanto isso, as secundárias funcionam muito bem estando de acordo com a gravata.

 

Escolhendo sapatos

            Primeiramente, vale ressaltar que o sapato não deve ser imaginado como algo “fora do visual”. Ou seja, não o deixe de lado, ao pensar que ele deve ser a última coisa a ser escolhida. O resultado disso pode ser desastroso: um calçado totalmente destoante do que você está vestindo.

Dito isso, vamos a uma dica importante: tenha sapatos coringa, sendo ao menos um preto e outro marrom, pois eles combinam com muitas peças. Quando optar por outras cores, pense apenas em não exagerar e em usar meias que tenham cores combináveis à calça.

 

            É claro que tudo o que falamos neste artigo precisa estar junto de uma peça de qualidade: o terno. Se você pretende ter algo único, feito de acordo com o seu corpo e com caimento perfeito, que tal investir em um terno sob medida? Entre em contato conosco e saiba como a Premium Alfaiataria pode proporcionar isso a você!